Publicado por: mundosemleite | agosto 10, 2010

Como fazer a criança comer verduras e legumes

A hora da refeição pode ser uma dificuldade enfrentada pelos pais, quando a criança não quer comer verduras e legumes.

Para as crianças alérgicas ao leite, que já passam por restrições de determinados alimentos, a rejeição as verduras e legumes, pode restringir ainda mais o cardápio.

Em primeiro lugar devemos lembrar que o paladar das crianças ainda não está “maduro” o suficiente para reconhecer e gostar dos diversos tipos de sabores e texturas de determinados alimentos.

Identificar o que o seu filho gosta, pode começar quando a alimentação está sendo introduzida. Você deve observar que tipos de alimentos não são bem aceitos, oferecendo somente duas variedades de legumes e verduras por refeição, sem misturar os dois em uma única preparação para poder descobrir qual deles não agrada..

Veja abaixo algumas dicas para facilitar este processo.

1. Não force
Não brigue ou force a criança ou a comer algo com violência, a criança vai ficar com mais raiva ainda da comida. Além disso, esse tipo de discussão ou briga acaba tirando o apetite.

2. Seja o exemplo
Não adianta você querer que seu filho coma verdura e legumes, se você não come. A criança acaba ficando com raiva e se decepcionando com os pais se suas atitudes se contradizem com seus conselhos.

3. Apresente os alimentos
Mostre as verduras, diga-lhes os nomes, diga que vitaminas cada verdura ou fruta tem e para que serve. Diga o que acontece se faltar alguma vitamina ou mineral no corpo.
Dê preferência a livros que tragam bastante ilustrações e que coloque o assunto de maneira clara.

4. Varie o cardápio
Se você prepara pratos gostosos com uma verdura ou legume e diz que é feito com o alimento, é possível que a aversão que a criança tem à ele diminua e talvez até desapareça. Experimente servir apenas vegetais em uma determinada refeição. Por exemplo: faça uma lasanha (usando os substitutis do leite) de brócolis, uma saladinha de tomate e sirva também folhas de alface. Se desejar, cozinhe umas batatas e cenouras para dar mais volume à refeição (caso você sirva no almoço). Essa é uma refeição saborosa e nutritiva. Duvido que as crianças reclamem.

5. Aproveite o arroz
Aproveite o arroz para enriquecer a dieta de seu filho. Corte cenoura em cubinhos e coloque no arroz. Fica bonito e as crianças, em geral, não reclamam. Tente com outros legumes.

6. Faça pratos divertidos
A hora da refeição não pode ser algo desagradável, tem que ser um momento divertido e prazeroso. Faça pratos coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Às vezes um simples detalhe, como uma fatia de limão enfeitando o copo de suco ou da salada de frutas já faz a criança despertar o interesse pela comida.

7. A criança deve participar
Levar a criança pra feira e perguntar o que ela quer pode ser bem interessante. Ela vai responder que quer algo. Dificilmente elas têm a idéia de dizer que não querem nada: elas sempre querem alguma coisa. Depois pergunte como ela vai querer que o que ela escolheu seja preparado.
Se ela não quiser participar, não insista. Tudo tem seu tempo!

About these ads

Responses

  1. gostaria de saber quais legumes e verduras ñ podem misturar pq mi falat=ram q tem alimentos q quandoo misturados causam cor na criança bjos a equipe

  2. Olá Geruza!
    Não existe uma combinação que possa causar “cor” na criança.
    O que sabemos e que não é uma regra é que o consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno (uma forma da vitamina A) pode deixar uma cor alaranjada em algumas partes do corpo como palma das mãos e planta dos pés. Mas como disse, não é uma regra. E não vale só para crianças.
    Um beijo, Cláudia.

  3. Oi Geruza, complementando a sua pergunta. Os alimentos laranjas é que contém o betacaroteno, como a cenoura, a abóbora, a manga e o mamão. Se você der sempre estes alimentos e não variar com outros de outras cores, o betacaroteno deixa as crianças amrelinhas se vc der demais.
    Diversifique sempre as cores dos alimentos, assim você vai ter certeza de estar oferecendo o maior número de nutrientes possíveis.

  4. olá Sineide,
    dependendo da idade da criança você pode fazer vários experimentos. Com cenoura, beterraba, abóbora ou espinafre variando um de cada vez. Mas a alimentação sólida é muito importante para a dentição e para a fala da criança.
    Por isso, cada idade tem sua dieta adequada. Pergunte ao pediatra e sempre comunique a ele todo o processo alimentar da criança.
    Abçs
    Equipe Mundo Sem Leite

  5. oi cláudia olha tenho dois filhos um de 3 anos e um de 1 ano o problema é com o de 3 ele não come verdura nem legumes nem macarrão, a única coisa que ele come é arroz , feijão e batata frita o que faço? ja tentei esconder pedaços bem pequenos de beterraba no feijão mas ele percebeu o gosto,como faço para ele comer verduras e legumes? me ajude por favor

    beijos daiane

  6. Oi Daiane!
    Essa fase realmente é complicada, muitas crianças começam a rejeitar alguns alimentos.
    Mas vamos lá: Em primeiro lugar ofereça mais frutas para compensar a pouca quantidade de verduras e legumes.
    Escolha legumes e verduras com sabores mais neutros como a cenoura, couve, abóbora, chuchu, couve flor.
    Pode colocar a couve ou abóbora no feijão, mas bata no liquidificador para que não apareça.
    A cenoura ou abóbora pode ser batida em um pouco de molho de tomate para fazer carne moída.
    Você pode tentar novas preparações como soufle de couve flor, bolinhos ou omeletes de vegetais, como cenoura, chuchu, batata.
    Use também temperos frescos, mesmo que escondidos nas preparações.
    Ofereça os legumes e verduras sempre de formas diferentes e não desista na primeira vez..
    E dê exemplo! Coma na frente dele aquilo que você quer que ele coma também.
    Abraços, Cláudia.

  7. Tenho duas filhas uma de 6anos e a outra de 1e2meses a de seis anos esta cada vezes mais complicado para fazer comer ela nao come quase nada de comida o problema tambem sao os bisavos que acostumaram e o que eu fazia de saudavel ela nao comia e nao come ate hoje espero que a mais pequena nao va para o mesmo caminho o que devo fazer
    mariane

  8. Olá Mariane, é mutio difícil manter uma criança de 6 anos longe das guloseimas e biscoitos se tem gente dentro da própria casa que oferece. O que eu acho que deveria fazer primeiro é substituir os produtos industrializados pelos feitos em casa. Tipo geléia, biscoito e bolos. Estabeleça horários nas refeições, não permita que coma “bobagens” antes das refeições principais e deixe a criança ajudar a prepará-la.
    Se não tiver “bobagens” dentro de casa, ela não poderá comê-las. Tente negociar e seja firme, se não comer vai ter que ficar com fome até a próxima refeição. Ofereça alimentos que ela mais gosta até acostumar novamente a comer a comida devida. Use temperos naturais e ofereça frutas e sucos. Quanto aos legumes tente colocá-los cozidos e batidos no feijão, em molhos ou na sopa. Insista, nos primeiros dias você vai encontrar muita resistência, mas depois que ela sentir que você não vai ceder, ela vai começar a comer. Boa sorte!


Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: