Mercado MSL

Neste campo colocaremos alguns produtos existentes nos mercados para orientar as mães de primeira viagem. E também dar dicas de como ler um rótulo de alimento que contenha traços de leite, leite em pó e etc.

  

_Leitura dos rótulos dos alimentos:

Saber ler os rótulos dos alimentos pode ajudar a evitar problemas causados pelo leite de vaca nos alérgicos.

Cuidado quando você se acostumar a comprar um produto e este mudar a embalagem. Os fabricantes podem mudar também a composição dos produtos e nem se quer avisam que alteraram a fórmula.

Se você tiver dificuldades em fazer a leitura dos rótulos, pois as letras são mínimas, não facilite, tenha sempre uma lupa na bolsa, assim você lerá tudo.

Alguns termos significam que o produto contém a proteína do leite. Em casos de dúvidas, entre em contato com o SAC do fabricante.

Ingredientes que contém leite: caseína,  caseinato, creme de leite, lactoalbumina, lactoglobulina, “ghee” (um tipo indiano de manteiga), iogurte, manteiga e derivados, nata, qualquer item que é dito derivado do (ou contendo) leite, queijo (qualquer um), soro de leite, proteína do soro de leite e (whey protein).

Muitas pessoas tem dúvidas quando está escrito no rótulo dos alimentos a frase “contém traços de leite” ou “pode conter traços de leite”. O que isso significa? Consultei alguns fabricantes e eles me informaram o seguinte: Toda vez que for comprar um produto verifique o rótulo, o produto não contém leite ou nenhuma substância com leite em sua fabricação, mas as frases são preventivas de que estes produtos foram fabricados nos mesmos equipamentos de produtos que contém leite. Por mais que se faça a higienização do maquinário, pode haver “contaminação” do produto com traços de leite deixados pela fabricação anterior, é melhor prevenir e avisar ao consumidor.

_Dicas de alimentos sem proteína do leite:

Vocês podem procurar os produtos nos supermercados, lojas de produtos naturais e lojas especializadas em produtos para alérgicos.

Tofu (queijo de soja)

Pastinhas de soja de vários sabores

Chocolate em pó

Cacau em pó

Chocolate em barra meio amargo, ou a base de soja

Cereais matinais sem leite

Barrinhas de cereais

Bolachas de arroz

Mel (somente após dois anos de idade)

Glicose de milho, melado

Gelatina (evite o corante amarelo)

Doces em calda (compotas)

Doce à base de soja (tipo doce de leite ou leite condensado, só que de soja)

Geléia de frutas (evite as de mocotó, caso seu filho tenha restrição a carne vermelha)

Goiabada, bananada, pessegada e outros doces em pasta

Passas, ameixas sem caroço, damasco doce seco

Frutas desidratadas

Papinhas de frutas

Balas de algas

Cookies orgânicos

Biscoitos doces sem leite

Biscoitos salgados sem leite

Pipoca doce (caramelo) ou salgada

Pipoca de canjica doce (caramelo) ou salgada

Bolos caseiros de laranja, limão, milho verde com leite de côco

Brownnie de chocolate sem leite

Pão-de-ló

Rocambole da goiabada ou geléia

Pães diversos sem leite

Margarina sem leite

Maionese sem leite

Sorvete de frutas à base de água

Mate, chá, guaraná natural

Bebidas a base de soja

Água de coco

Suco de frutas

Maçã ou banana d’água assadas com açúcar e canela (microondas)

Gelatina sem sabor + suco de frutas + açúcar

Responses

  1. Onde eu posso encontrar esses alimentos.

  2. Olá Elizabeth,
    geralmente encontramos vários desses produtos nos supermercados comuns, nas lojas de produtos naturais e em lojas especializadas em produtos para alérgicos. Vc pode procurar tb na internet, temos alguns links na nossa home de sites que oferecem alguns produtos. Mas acho legal (por experiência própria), você ter como hábito ler os rótulos dos produtos comuns. as vezes um biscoito recheado comum, pode não conter leite em sua composição. Abçs Cris

  3. Olá Meninas,

    Ouvi dizer que traços de leite não tem problema… Que a vasilha que é feita o produto não foi esterilizada. Sabem alguma coisa sobre isso?

  4. Na verdade o produtor tem que se precaver, é igual à bula de um remédio. Ele coloca que pode haver “traços de leite” no produto apesar de não colocar leite naquele produto específico. É porque às vezes a indústria utiliza a mesma máquina para fazer vários produtos. Uns levam leite e outros não. Se vc comprar algum produto indicando esta situação, observe se a criança tem algum tipo de reação.
    bjs
    Cris

  5. Olá Rosana,
    cada criança tem um grau de alergia. Tem crianças que toleram bem a carne vermelha e outras que não podem nem chegar perto.
    Como a geléia de mocotó tem como base o mocotó do boi ou vaca, é melhor evitar dependendo do grau da alergia. Mas, se você percebe que não altera em nada no organismo dele, tudo bem! Nosso propósito aqui é alertar, mas cada caso é um caso. Pergunte ao pediatra dele ou a uma nutricionista e observe se tirando a geleia a criança tem alguma melhora nos sintomas alérgicos. Na alergia, a princípio tiramos todas as possibilidades de alimentos que podem causar a crise e depois vamos introduzindo aos poucos um a um e observando a reação da criança.
    abçs
    Equipe
    Mundo Sem Leite

  6. Olá! Ao verificar os ingredientes do biscoito de leite não achei o leite, meu marido deu ao meu filho, mas eu fiquei bem apreensiva. Vcs sabem dizer se tem leite na compisição??

  7. Olá Gabriela. Tudo depende da marca do produto, leia na aba “Mercado MSL” dicas de como ler os rótulos dos alimentos.
    A melhor forma de dar um alimento e ficar tranquila é entrar em contato no site do fabricante e perguntar diretamente.

    http://mundosemleite.wordpress.com/supermercado-sem-leite/

  8. Olá! Descobri agora que minha filha de 2 anos e 7 meses está com alergia à Proteína do Leite. Vcs tem me ajudado bastante com as informações contidas aqui! Quero uma informação: qual marca de cereal não contem leite?
    Bjs,
    Amanda

  9. Olá Amanda,
    Não gosto de dar marcas pois os fabricantes mudam suas f´romulas. Sempre indico ler os rótulos e sempre que mudar de embalagens leia novamente os ingredientes para se certificar, mesmo que vc esteja acostumada a usar o produto. Pelo que pesquisei a linha da Kellog’s não apresenta traços de leite e sim de soja e alguns corantes. http://www.kelloggs.com.br/produtos_marca.php?marca=sucrilhos
    Veja tb em sites de produtos naturais, que já indiquei aqui várias vezes como o da Jasmine. bjs

  10. Na semana em que meu bebê completava 1 ano de vida descobri que ele é alergico a proteina do leite… ele toma leite materno, então, comecei tambem a dieta do leite. Estou sem leite, nem derivados a +ou_ 2 meses…, esta dificil ficar sem chocolate, sem bolachas recheadas, entre outras coisas, pelo meu filho faço sacrificios! Na cidade onde moro é muito dificil encontrar coisas sem nada de leite, nem sabia que existia leite condensado de spja

  11. Gostaria muito se pudessem me mandar locais onde eu possa encontrar produtos de soja como, por exemplo, o leite condensado de soja. Moro na cidade de Rio Claro SP.

  12. Mara, aqui no Rio vende em qualquer mercado ou loja de produtos naturais. Mas, eles vendem pelo site tb, http://www.olvebra.com.br/pt/home/

  13. Mara, sugiro que vc entre em todos os links que temos na lateral do nosso site e leia bastante sobre o assunto. Quando vc menos esperar tudo entra na rotina. Hoje existem muitos produtos e muita gente ajudando pela internet. Aprenda a gostar de cozinhar, caso não goste, ajuda bastante!bjks

  14. minha filha tem alergia alimentar, rejeição ao lactose e outras alergias. Atualmente, ela tem um ano e sete meses e só se alimenta de Neocate, que compro por uma org de SP ou por uma conhecida que compra nos Estados Unidos e envia pra mim. Além disso, preciso do creme de arroz da marca ferla que utilizo para engrossar o Neocate. Já fiz testes com produtos de outras marcas, mas não obtive sucesso. Por favor me ajudem, pois filha depende dessa alimentação. Por favor, alguém que souber onde ainda tem esse creme de arroz da marca Ferla me avise!!!! Meu e-mail é elinafff@gmail.com


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: