Publicado por: mundosemleite | outubro 2, 2010

Nomes que indicam a presença de leite nos produtos

Saber ler os rótulos dos alimentos pode ajudar a evitar problemas causados pelo leite de vaca nos alérgicos. Alguns termos significam que o produto contém a proteína do leite. Veja a relação abaixo, mas em caso de dúvidas, entre em contato com o fornecedor!

caseína
caseinato
creme de leite
lactoalbumina
lactoglobulina
“ghee” (um tipo indiano de manteiga)
iogurte
manteiga e derivados
nata
qualquer item que é dito derivado do (ou contendo) leite
queijo (qualquer um)
soro de leite
proteína do soro de leite (whey protein)

Dicas importantes!!!

• Alguns produtos podem ter sido manipulados logo após o contato com produtos lácteos ou produzidos no mesmo local onde também são produzidos alimentos com leite. Por tanto, é importante verificar no rótulo de produtos a informação “Contém traços de leite”;
• Frios (presunto, peito de peru e similares) fatiados em padarias são comumente cortados na mesma máquina onde são fatiados queijos, podendo provocar uma contaminação cruzada. Prefira produtos embalados diretamente do fabricante;
• Leia os rótulos sempre que comprar seus produtos. Os fabricantes podem alterar a composição dos produtos a qualquer momento. Evite produtos que não contenham rótulo com ingredientes (como produtos elaborados em padarias e confeitarias, por exemplo). Em caso de dúvidas, explique a gravidade da situação ao fornecedor e procure obter informações mais precisas!

Responses

  1. esta dica foi uma das melhores coisas que eu li desde quando descobri que o meu bebe esta alergico me ajudou muito no meu dia a dia aprendi a ler rotulos e a decifrar a linguagem do mesmo muito obrigada lilian

  2. Olá Lilian, ficamos muito felizes com seu comentário.
    É isso aí, quanto mais conhecimento obtemos sobre tudo que envolve a alergia, o desenvolvimento dos produtos e como se dá essa relação da criança X alimentação, melhor vai ser o resultado.
    Criança feliz e saudável, é família feliz, esse é o nosso propósito.
    Se tiver outras dicas e receitas pode mandar.
    bjks
    Cris e Claudia

  3. Foi maravilhosa a dica, esses rótulos são um absurdo, para nós que somos leigos. Acho que nas embalagens deveriam vir escrito não contém leite em letras garrafais e em negrito assim como fazem como outros produtos. Ainda bem que temos vocês. Muitíssimo obrigada.

  4. De nada Natalia. Que bom que hoje em dia as informações podem chegar a todos.bjs

  5. Bom dia,
    Tenho um bebe de 2 anos que descobri agora ser alérgico a ovo e leite. No site da Liane alimentos alguns biscoitos informam no rótulo ser isentos de produtos de origem animal. Então poderia oferecer ao meu filho….mas e a gordura vegetal hidrogenada não contém leite? Desculpem a ignorância mas se alguém puder me informar agradeço. Estou a procura de receitas para lanches sem ovo e leite para mandar para a escola estou tendo muita dificuldade…e meu bebe vê as crianças na escolinha com lanchinhos que ele comia e não quer aceitar os que eu mando. Cada vez que vou ao supermercado é de chorar…..Agradeço se alguém puder me ajudar. Fiquem com Deus.
    Vivian

  6. Olá Vivian, veja no Blog na aba “Mercado MSL” https://mundosemleite.wordpress.com/supermercado-sem-leite/ como vc lê rótulos. É muito importante vc conhecer a nomenclatura dos alimentos. Escreva para o sac dos produtores em caso de dúvidas e tente fazer tb biscoitos e pães caseiros que durem pra semana, assim vc pode mandar na merenda. Existem vários links na coluna da direita do Blog com receitas, tente adaptar as suas receitas de família tb. Ele vai acabar se acostumando, no começo é difícil, ainda mais que ele já conhece os alimentos que ele não pode mais comer. Substitua por parecidos sempre que possível, leve ele pra “brincar” de cozinhar com vc. Deixe ele ver que existe comida boa pra ele tb. bjks


Categorias

