Dicas

 DICAS DE INVERNO:

Vamos dar algumas dicas para passar um inverno mais tranquilo sem gripes, evitando alergias e curtindo o friozinho.

-Mantenha a casa limpa e arejada, deixando o sol entrar sempre que possível;

-Troque frequentemente as roupas de cama, mantendo-as sempre limpas;

-Evite ar condicionado e tenha um umidificador ou uma bacia de água na hora de dormir dentro do quarto;

– Use cobertores e mantas anti-alérgicos, lave-os e deixe-os secar ao sol;

– Evite banhos muito quentes;

– Use bastante soro fisiológico para lavar as narinas e os olhos;

– Mantenha as vacinas sempre em dia;

– Agasalhe-se antes de sair de casa, tem muita variação de temperatura no inverno;

-Evite lugares fechados sem ventilação com muita aglomeração de pessoas;

-Beba muito líquido;

-Dê preferência a bebidas quentes como chás e sopas, eles hidratam e esquentam o organismo;

-Beba muita vitamina C nos sucos de laranja, acerola e limão.

Em resposta a uma mãe do Mundo Sem Leite, vamos postar aqui umas dicas para tentar fazer com que as crianças aceitem comer legumes com mais facilidade. Em primeiro lugar ofereça mais frutas para compensar a pouca quantidade de verduras e legumes.
Escolha legumes e verduras com sabores mais neutros como a cenoura, couve, abóbora, chuchu, couve flor.
Pode colocar a couve ou abóbora no feijão, mas bata no liquidificador para que não apareça.
A cenoura ou abóbora podem ser batidas em um pouco de molho de tomate para fazer carne moída.
Você pode tentar novas preparações como souflê de couve flor, bolinhos ou omeletes de vegetais, como cenoura, chuchu, batata temperados com cheiro verde.
Use sempre temperos frescos, mesmo que escondidos nas preparações.
Ofereça os legumes e verduras sempre de formas diferentes e não desista na primeira vez..
E dê exemplo! Coma na frente dele aquilo que você quer que ele coma também.

– Quando seu nenem estiver na fase da dentição, a gengiva incha, ele fica bem irritado, querendo colocar tudo na boca para aliviar o incômodo. Dê mordedores geladinhos ou melhor, ofereça uma cenoura inteira geladinha e sem casca para ele mordiscar, ou um pão tipo “brigite” inteiro que ele vai se distrair um bom tempo e irá acalmá-lo.

– Para se obter um bolo bem gostoso e fofinho, ligue sempre o forno em primeiro lugar para ficar quente, asse o bolo sempre em forno médio, unte a forma com margarina sem leite e farinha de trigo e use os ingredientes em temperatura ambiente. No verão muito quente, retire os ingredientes pouco tempo da geladeira, antes de fazer o bolo.
Depois de tudo preparado, bata bem a massa, leve ao forno e não abra nos primeiros 30 minutos.

– Quando for sair para passeios e festinhas com a criança alérgica: 1) Dê uma boa refeição ou lanche antes de sair;2) Leve na bolsa o biscoito preferido ou um sanduiche bem gostoso;

– Toda vez que você for ao mercado, leve um caderninho e anote os produtos que não tenham leite em sua fórmula. Em breve, você terá uma lista bem variada de produtos que seu filho possa comer.

– É comum um produto com sabores variados  ter fórmulas diferentes. Por exemplo, alguns biscoitos recheados de sabor chocolate contêm leite e outros de sabor morango não contêm leite em sua fórmula.

– Para o preparo de purês,  substitua o leite pela água na qual o legume foi cozido. Acrescente o suficiente para dar o ponto e acrescente um pouco de sal.

– As sopinhas de legumes ficam mais gostosas e nutritivas se você variar as cores dos legumes ou folhas. Coloque sempre 1 legume vermelho, 1 verde e 1 amarelo pelo menos. Enriqueça com um pedaço de carne ou frango e temperos como cebola e cheiro verde. Abaixo alguns exemplos das cores:

vermelho – cenoura, abóbora ou beterraba;

amarelo – batata, batata-doce, batata baroa, aipim ou inhame;

verde – espinafre, abobrinha, chuchu, bertalha, brócolis ou couve-flor.

Responses

  1. Oi Meninas, boa tarde.

    Sou mãe do Gabriel de 2 anos que tem alergia a lactose. Ele só pode comer coisas de soja.
    Quando entra em contato com o leite fica logo com uma infecção na garganta.
    Adorei as dicas de vocês!!!
    Parabéns!!!
    Abs,
    Monica

  2. Obrigada Monica, que bom que gostou!
    Esperamos poder ajudar e se vc tiver novidades tb sobre o assunto, pode postar aqui.
    bjs
    Cris

  3. Oi cris,
    Adorei a dica da cenoura para o bebê moder.
    Bruna tá com dentinho nascendo e quer ficar no peito o tempo todo já que não chupa chupeta. Estou super cansada. Vou tentar dar a cenoura.
    Bjs e saudade

  4. Oi Vivi, que bom que gostou. Experimente, com a Jo deu certo sim! Estou com saudades tb, volta logo! bjks Cris

  5. meu filho tem APLV, ap soja e ovo, tem 1 ano e 9meses, vi várias receitas legais acima, vou fazê-las, mas fiquei em dúvida, qual margarina sem leite posso usar? obrigada, Karina

  6. Oi Karina, sempre que usar um produto novo olhe sempre o rótulo.
    Usamos a Becel Original pois não contém lactose.
    Espero que goste
    bjs
    Cris e Claudia

  7. Olá,sou mãe da Isabella ela esta com 2 anos,e descobri somente agora que ela tem alergia a proteina do leite e esta muito dificil tds os meses toma antibiotico fica com o peito cheio e muita tosse cortamos o leite e seus derivados pois queria que me ajudasse com alimentos que não contem leite, ja esta tomando o leite de soja supra soy me de dicas de biscoitos bolachas que nao contem leite pois esta muito dificil abraços… Vera.

  8. OLá Vera,
    primeiramente tente aceitar a situação. É difícil receber a notícia, ainda mais que ela já tem 2 aninhos e já criou o hábito de se alimentar com leite. Não gosto de dar marcas aqui no Blog pois os fabricantes mudam as embalagens e muitas vezes mudam os ingredientes dos produtos. Mas, vá na aba Mercado MSL aqui do Blog, vc terá boas dicas de alimentos. Depois na coluna da direita da minha Home tem links super úteis de produtos, como a Ecobrás, a Olvebra e o Guia Mais do Sem Lactose. No mais, leia bastante sobre o assunto, aprenda a cozinhar bem se não soubre. Pegue receitas de famíla e troque a manteiga por margarina sem leite (eu uso a becel original) ou óleo. Nos líquidos substitua por leite de grãos (soja, aveia ou arroz) ou por sucos , agua de coco ou chás. Se puder fazer bolos e biscoitos em casa, faça, são sempre mais nutritivos. Vc pode escrever tb para todos os fabricantes que lhe interessa e no campo “Fale Conosco” dos sites, vc pode pedir a tabela nutricional de todos os produtos, eles mandam sem problemas. Bjs Cris

  9. Olá, sou mãe do Gabriel que tem um ano e cinco meses e acabo de receber a noticia que ele tem alergia a proteina do leite, é muito dificil receber essa noticia, meu filho ama bolacha e bolo, Graças a Deus que achei esse site que tem dicas maravilhosas, estou um pouco chateada ainda, confusa com essa noticia, mais estou vendo aqui que temos bastante opções de alimentos sem leite de vaca.
    Gostaria de fazer uma pergunta, o médico disse que não pode beber uma gota de leite, fico pensando na escolinha como vou fazer? com as crianças comendo bolo, bolacha, pão, como posso ajudar as tias a não dar mais esses alimentos para o Gabriel?, acho que ele vai ficar com vontade.
    mudei o leite agora para o de soja e ele não quis beber, depois dei dormindo e ele tomou 40ml, será que vai muito tempo para ele se acostumar a beber esse novo leite?
    Quero agredecer demais por ter feito esse site é simplismente perfeito.
    Parabéns e obrigada de coração.
    Êmili

  10. Olá Êmili,
    é muito difícil mesmo receber esta notícia. Mas, na vida tudo é hábito e logo vc vai se acostumar, a criança se adapta mais rápido que a mãe, eu garanto rsrsrs. Quando a criança vai para a creche ou escola vc deve alertar as “Tias” que cuidam de seu filho, mas com certeza elas já estão acostumadas a lidar com restriçõe alimentares das crianças. De preferência coloque lanches que ele goste. Pães, bolos e biscoitos feitos em casa sem leite ou então compre em lojas de produtos naturais. Tente dar o leite de soja batido com uma fruta. Pode fazer tb leite de grãos integrais como aveia, arroz e bater com frutas tb. Leia bastante sobre o assunto, ofereça o máximo possível de comida caseira. Tem bastante dicas legais aqui no Mundo Sem Leite e em outros sites, tem links na coluna da direita da home. No começo parece assustador mas, depois que entrar na rotina tudo fica mais fácil. Boa sorte e obrigada pelo seu depoimento. bjks Cris

  11. Pessoal, nunca vi um site tão maravilhoso igual esse, vcs estão de Parabéns!!!!respondem rapido, são atenciosas, muitas informações, muito obrigada por tudo!!!!!!!

  12. Obrigada Emili,
    estamos muito felizes tb com o reconhecimento e divulgação de vcs.
    Chegamos ao número de 50.000 visualizações, graças a vocês, mães, pais e familiares que querem oferecer o melhor para seus filhos. A nossa proposta é essencialmente esta, fazer tudo para tornar a vida das crianças a mais saudável, gostosa e natural possível. Bjks Cris, Claudia e Joana

  13. gosteu muito das receitas

  14. Obrigada Fátima,
    se tiver alguma receita gostosa pode colocar aqui. As mamães agradecem rsrsrs. Bjks

  15. boa tarde , sou hidria mae do gabriel de 3 anos, ele tem intolerançia a lactose e já chegou a tomar adrenalina por causa da alergia e agora com 3 anos ele já escolhe os alimentos mais bonitos os que os colegas estao comendo … esta ficando pior para cuidar, achei suas receitas bonitas e parece gostosas … vou fazer e te conto qual foi a reaçao dele . muito obrigada!

  16. Olá Hidria, vai ficando difícil mesmo conforme eles crescem. Vão para a escola, festas e querem tudo o que é do amigo. É normal entre as crianças trocarem brinquedos, e lanches. Por isso, eu peço as mães do Mundo Sem Leite para tentarem ao máximo acostumar a comer comidas feitas em casa por vcs e menos comida industrializada. Tudo é hábito e bons hábitos geram bons resultados. Mas, sempre com muita paciência e persistência. Converse sempre com ele, peça para ele ajudá-la na confecção das receitas (eles adoram brincar com a clara em neve) rsrsrs e tente fazer tudo o mais bonito possível. Dá certo! bjs

  17. Gente,minha filha Valentina teve alergia à Leite qdo bebê, desmamei. Tomou leite do governo Alervomed e estacionou, ate a semana passada estava “curada”… aí começou com internações com asma, e o medico resolveu repetir o rast… ela esta novamente com a alergia ao leite de vaca, deu 11 o resultado. Fi quei chateadissima,como vcs… ela fara dia 13 três aninhos e achava que poderia comer de tudo.. agora ja fiz um armarinho para ela com tudo de soja. Enfim, gostei muito do site, vou aproveitar para retirar informações, receitas e desabafar pois estou bem chateada…. bjossss

  18. Oi Lilian, não fique chateada não! Faça na festa tudo que ela possa comer e ela vai ficar muito feliz e vc tb. Já dei algumas dicas aqui, no link do Instituto Girassol tb tem receitas para festa sem leite. Garanto a vc que dá pra fazer uma super festa com bolo, brigadeiros e salgadinhos e tudo que ela tem direito. Com esse nome lindo “valente” ela já é! Bjks

  19. Gostei muito dos site.deu pra tira minhas duvidas

  20. Olá! Sou mãe do João Fernando de 1 ano e seis meses. ele tem alergia a proteina do leite de vaca e soja. O médico pediu para introduzir o pregomin pepti, mas ele rejeita a fórmula, faz vômito, vira o rostinho e eu não sei o que fazer para convencê-lo. Me contem como foi a introdução dessas fórmulas com vcs. Bjs!!!

  21. Olá Alexandra! Na época da Joana, há 20 anos não existiam estas fórmulas eu dava cabra ou soja! Tente bater com frutas que ele goste. Tem um link em “substitutos do leite” no Blog que vc pode tentar um leite de aveia ou de arroz mas, sempre com o médico acompanhando ok. Tenha paciência e como ele já come sólidos, tente dar mais vezes outras refeições que não seja o “leite” propriamente.

  22. Olá Alexandra! Na época da Joana, há 20 anos não existiam estas fórmulas eu dava cabra ou soja! Tente bater com frutas que ele goste. Tem um link em “substitutos do leite” no Blog que vc pode tentar um leite de aveia ou de arroz mas, sempre com o médico acompanhando ok. Tenha paciência e como ele já come sólidos, tente dar mais vezes outras refeições que não seja o “leite”.


%d blogueiros gostam disto: