Refeições

Sopa de ervilhas com batatas ( Cris Damazio)

Ingredientes:
250g de ervilha em grãos;
2 batatas médias;
1 dente de alho;
1/2 cebola picada bem pequena;
azeite virgem ou o comum se preferir;
sal à gosto.

Modo de preparo:
Coloque as ervilhas para cozinhar por uns 15 minutos, cubra as ervilhas com o dobro de água. Acrescente o sal, o dente de alho picado e as batatas cortadas sem casca. Deixe por mais 10 minutos. Doure a cebola picadinha no azeite e quando estiverem bem douradas, coloque-as na panela da sopa enquanto acaba de cozinhar. Desligue o fogo, deixe amornar e bata tudo no liquidificador. Deve ficar um creme bem macio, se precisar acrescente um pouco mais de água. Sirva a sopa acompanhada de presunto picadinho, salsichas picadinhas, frango desfiado ou carne moída.


Omelete de legumes ( Cris Damazio)

Ingredientes:
2 ovos;
3 colheres de sopa de legumes diversos cozidos bem picados (cenoura, chuchu, vagem), grãos de milho verde cozido ou petit pois;
1 colher de sopa de cheiro verde bem picado;
sal à gosto;
1 colher de chá rasa de margarina sem leite para fritar ou azeite.

Modo de preparo:
Bata bem os ovos com um garfo, misture os legumes, o cheiro verde e o sal. Derreta a margarina sem leite e espalhe pela frigideira de tefal. Coloque a mistura em fogo baixo e tampe. Quando estiver dourado em baixo, despeje em um prato e vire na frigideira e deixe dourar o outro lado. Pode fazer direto na omeleteira. Fica muito gostoso e as crianças adoram!

Filé de Peixe à delícia ( Cris Damazio)

Ingredientes:
300g de filé de pescada sem espinhas temperados com limão e sal;
2 batatas médias;
1 cebola média;
2 tomates;
cheiro verde;
azeite virgem ou o comum;
sal à gosto.

Modo de Preparo:
Corte as batatas em rodelas finas e arrume no fundo de uma frigideira alta ou numa panela média sobre um pouco de azeite. Arrume os filés de pescada cortados ao meio, por cima das batatas. Corte a cebola e os tomates em rodelas finas também e coloque-os sobre o peixe. Por cima de tudo jogue o cheiro verde picado e um pouco de sal e regue com azeite. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até o peixe ficar bem branquinho e as batatas cozidas. Sirva com arroz branco, fica uma delícia, as crianças adoram.

Peito de frango ao molho de tangerina ( Cris Damazio)

Ingredientes:
2 Peitos de frango cortados ao meio;
Limão, alho, cebola e sal para temperar;
Pimentão verde em rodelas finas (se gostar);
Suco de 2 tangerinas.

Modo de preparo:
Tempere o frango com limão, alho,cebola e sal. Coloque em um pirex untado com margarina sem leite. Espalhe algumas rodelas de pimentão, espalhe um pouco de margarina sem leite sobre o frango e cubra com o suco de tangerina. Leve ao forno médio coberto com papel de alumínio por 20 minutos, depois retire o alumínio e deixe dourar.

Arroz e Feijão de Forno ( Cris Damazio)

Ingredientes:
2 xícaras de arroz branco já pronto;
2 xícaras de feijão preto já pronto batido no liquidificador;
1 e ½ xícaras de carne moída já pronta com molho;
Farinha de rosca ou pão torrado batido no liquidificador.

Modo de preparo:
Misture o arroz cozido com o feijão batido e passado na peneira, em uma tijela. Unte um pirex com margarina sem leite, coloque uma camada do arroz com feijão, intercale com a carne moída com molho e coloque outra camada de arroz com feijão. Coloque o restante da carne moída com molho, salpique a farinha de rosca e leve ao forno. Você pode substituir a carne moída pelo molho ferrugem de uma carne assada e servir como acompanhamento desta carne. Batatas douradas são deliciosas servidas com este prato.

Bolo de Bacalhau ( vovó Cecília)

Obs: Pode substituir o bacalhau por pescada ou linguado para as crianças menores de 2 anos

Ingredientes:
1 kg de bacalhau cozido (sem espinhas);
6 batatas cozidas;
2 garrafas de 200ml de leite de coco light;
6 ovos;
2 colheres de sopa de margarina sem leite;
100g de passas sem caroços ou ervilhas.

Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho na água de véspera para tirar o sal. Cozinhe o bacalhau e as batatas separadamente. Misture com as mãos, amassando muito bem. Refogue a cebola com um pouco de azeite, coloque a massa e deixe refogar bem. Retire do fogo e acrescente a margarina, o leite de coco, os ovos e as passas. Coloque em uma forma (com furo no meio), untada de margarina e farinha de rosca. Leve ao forno médio já pré-aquecido. Desenforme, enfeite com ovos cozidos, azeitonas picadas e alfaces em tirinhas.

Suflê de Couve Flor ( vovó Cecília)

Ingredientes:
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
½ copo de leite de soja;
1 colher de café de fermento em pó;
2 ou 3 ovos batidos juntos;
1 colher de sopa de margarina sem leite;
1 pitada de sal;
Cheiro-verde picado;
Meia couve-flor cortada em pedaços pequenos;
Farinha de rosca ou pão torrado batido no liquidificador para gratinar.

Modo de preparo:
Cozinhe a couve-flor em pequenos pedaços, de preferência no vapor, retire ainda durinha e reserve. Misture a farinha, o leite de soja, o fermento, o ovos, a margarina, o sal e o cheiro-verde. Arrume em um pirex untado com margarina a couve-flor e despeje o creme. Polvilhe a farinha de rosca e leve ao forno para gratinar.

Responses

  1. Adorei as receitas meu sobrinho/afilhado tem alergia da proteina do leite e derivados e tbm do leite de soja,e muito dificil diferenciar os alimentos porque quase td tem leite ele ja esta ate enjuado tem hora que nem aceita as refeiçoes….Obrigado por ajudar…

  2. Olá Bianca, que bom que gostou! É sempre bom ajudar, o Blog está aqui para isso!
    Se souber de alguma dica ou receita pode colocar aqui. As mamães agradecem.
    Bjs Cris e Claudia

  3. OI gostaria de resritas pra bebes meu filho é alergico a proteina do leite e ele esta enjoado da mesma comida oque eu posso dar de lanche pra ele meu filho tem 11 meses eu posso dar vitamina pra ele muito obrigodo Elisangela

  4. Oi Elisangela, dê vitamina de frutas batidas com leite de soja ou só de frutas. Faça gelatinas com pedaços de frutas bem pequenininhos, vc pode colocar maçã sem casca, banana, ou passas. Purê de maçã ou banana adoçado com um pouquinho de geléia de morango. Vá experimentando sempre, use sua criatividade, na maioria das vezes dá certo. Bjs

  5. Qual a marca da margarina sem leite, não achei aqui na minha cidade… muito obrigada…

  6. Eu uso a Becel Original de pote azul. Verificar sempre os ingredientes sempre que o produto anuncia uma nova fórmula ou uma nova embalagem. Eles as vezes mudam os ingredientes e podem acrescentar leite nos novos produtos.

    http://www.becel.com.br/Consumer/Article.aspx?Path=Consumer/HealthyHeartLiving/OurProducts/BecelOriginal

  7. Olá, adorei as receitas.
    Só uma dica, salsicha pode conter traços de leite, pior, na embalagem não menciona nada a respeito.

  8. Obrigada pela dica Daniela,
    não costumo colocar as marcas dos produtos, pois os próprios fabricantes mudam suas fórmulas e nem se quer avisam. Mas, reforço sempre a leitura dos rótulos e o acompanhamento com um profissional da saúde na alimentação das crianças. As crianças vão crescendo e com elas a possibilidade de introdução de maior variedade dos alimentos. Valeu! bjks Cris

  9. Oi Daniela, esqueci de comentar que tem no mercado tb a salsicha vegetal. Esta não leva leite, quando quiser ter certeza de quais são os ingredientes vc pode escrever para o fabricante que eles respondem as nossas dúvidas.

  10. Olá…

    Estou em Minas gerais, e estou com dificuldade em encontrar produtos sem lactose. Estou dando o leite de soja para ele, mas ele não está aceitando…A alergia está um pouco avançada pois tem várias tosses, e com o nariz muito entupido. Poderia me passar um site onde posso adiquirir os produtos.

    Agradeço.
    Érika

  11. Olá Erika, tente oferecer tudo o mais natural possível. Tem sites ótimos de alimentação natural e orgânica. Na lateral da home do blog tem alguns links, gosto muito dos substitutos do leite de grãos integrais, as crianças aceitam bem, bata sempre com frutas ou se a criança já for maior, coloque uma colherzinha de chocolate em pó http://www.eurooscar.com/receitas/subsleite.htm . Leia bastante, pesquise, anote todas as reações que aos poucos voce vai adaptar os alimentos adequados ao organismo do seu filho.
    http://www.biossanaemporio.com.br
    http://www.ecobras.com.br/index.asp
    http://www.jasminealimentos.com/ptbr/index
    http://www.olvebra.com.br/pt/home/
    http://www.nazinha.com.br/
    http://loja.alemdonatural.com.br/
    http://www.emporionutri.com.br/loja/
    http://www.mercearianatural.com.br/
    http://www.naturalecompanhia.com.br/
    http://www.universoorganico.com/
    Boa sorte, bjs


%d blogueiros gostam disto: